É com consternação e muita indignação que a equipe do “JUDAS, As botas de” recebeu a notícia da confissão dos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, admitidos por Amarildo em junho de 2022; desaparecidos desde 5 de junho. O país está de luto diante deste crime inominável. É, sem dúvida, um dia triste para o Brasil, para a democracia e os que defendem os direitos humanos e o meio ambiente. Mais um, infelizmente…
Nossa total solidariedade aos povos indígenas diante da barbárie incentivada e legitimada no Brasil por indivíduos e grupos, muitas vezes, revestidos de autoridade política.
Bruno era considerado, por muitos, como um dos maiores conhecedores do trabalho em campo, especializado em índios isolados. Dom trabalhava há mais de 15 anos com temas relacionados ao Brasil e escrevia para os jornais “The Guardian”, “Washington Post”, “New York Times” e “Financial Times”.
Exigimos investigação imparcial, processo justo e punição exemplar aos executores e mandantes de tamanha tragédia. Uma rede de criminalidade se apossou de nossas florestas e campos, ante a falta de combate às práticas ilegais pelo atual governo, em especial no vale do Javari. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
Precisamos de você
...já que você chegou até aqui, temos um pequeno favor a pedir. Desde que começamos a publicar, em 2020, o Brasil vem enfrentando ameaças autoritárias dia sim e dia também, fome, miséria e violência política - todas fomentadas por um presidente que faz pouco das mais de 600 mil vítimas da pandemia de covid-19. Queremos continuar produzindo um conteúdo combativo e de qualidade em tempos tão conturbados.
Mesmo em tempos de crise, toda a nossa equipe trabalha gratuitamente e não cobramos absolutamente nada de nossos leitores - fora o tempo. Fazemos isso porque acreditamos na luta contra a desinformação e o fascismo, e também acreditamos que quanto mais livre é o conhecimento, maior é o número de pessoas que podem acompanhar os acontecimentos que moldam o nosso mundo, compreender o seu impacto nas comunidades e inspirar-se para tomar medidas significativas. Milhões podem se beneficiar do acesso aberto a um conteúdo relevante, confiável e de qualidade, independentemente da sua capacidade de pagar por isso.
Cada contribuição, seja ela grande ou pequena, alimenta o nosso trabalho e sustenta o nosso futuro. Apoie o JUDAS, As botas de a partir de R$1 - demora apenas um minuto. Entendemos a situação do Brasil, mas, por favor, considere apoiar-nos com uma quantia regular todos os meses. Obrigado.
O nosso PIX é 74991895723, mas você também pode colaborar clicando no botão abaixo, é muito rápido
A ocupação daquela parte do Oriente Médio, que hoje enche os jornais e as redes sociais, pelos judeus aconteceu dentro de um projeto político e nacionalista, de caráter colonial, desde fins do século XIX: o sionismo
Jorge Rocha·6 min
Tribunal Superior Eleitoral declara Bolsonaro inelegível
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 5 votos a 2, acolheu parcialmente os pedidos da ação, seguindo o voto do relator e também o parecer do Ministério Público Eleitoral e tornando, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro inelegível po
Daniel Braz·2 min
A literatura negra e a desconstrução do racismo no futebol: somos todos Vini Jr.
A lista de jogadores agredidos por ofensas racistas vem crescendo de forma vertiginosa. Em relação aos jogadores brasileiros, infelizmente, há uma lista interminável desses relatos criminosos como os ocorridos com: Diego Maurício, Paulão, Obina, Tinga, Arouca, Aranha, Michel Bastos, Vitinho, Vini Jr, entre tantos outros
Heliene Rosa·4 min
Pela vida das mulheres
A Igreja condenava e eliminava as mulheres por seus saberes: não devia ser fácil sobreviver em um mundo que matava as curandeiras, sob acusação de bruxaria e heresia e ainda lhes confiscava os bens. Fico imaginando as riquezas subtraídas às vítimas: receita de chá para espinhela caída, emplasto para queimadura (que triste ironia), cataplasma para inflamação na garganta, xaropes, vermífugos e pomadas para unha encravada